Agenda

Análise de viabilidade de projetos de investimento com o uso da HP 12C ®

Intermediário
Curso com certificado
8 horas
Material de apoio

Necessário calculadora HP12C

Aula ao vivo por videoconferência

A análise de investimentos é uma estratégia que utiliza técnicas contábeis e financeiras com o objetivo de selecionar a melhor alocação de investimento entre as diferentes alternativas dispostas no mercado.

Objetivo

Oferecer aos participantes total condição de entendimento e capacidade de análise e principais pontos para desenvolver de projetos de investimentos. Colaborando de forma efetiva para as tomadas de decisões para empréstimos, financiamentos e investimentos.

Indicado para

Empresários, profissionais da área financeira, investimentos, controladoria e demais profissionais envolvidos como suporte para a tomada de decisão.

 

Programação

> Conceito do projeto;

> Elaboração e analise critica;

> Conceitos iniciais de matemática financeira e HP12C;

> Tipos de projetos, principais fases, aspectos e finalidade;

> Análise social do projeto;

> Custo de capital: fontes de financiamento, custo de capital de terceiros, custo de capital próprio: modelo de crescimento constante de Gordon e Shapiro e modelo de precificação de ativos financeiros (CAPM);

> Estimativa de fluxos futuros;

> Prazo de recuperação do empréstimo ou payback: cálculo do payback de uma série uniforme e taxa de retorno, payback inteiro e fracionado, cálculo do payback para fluxos de caixa irregulares, payback descontado;

> Método do valor presente líquido (VPL): alternativas de investimento com tempo de duração diferentes e alternativas com vidas perpétuas;

> Taxa interna de retorno (TIR): tomada de decisão pela taxa interna de retorno refletindo o custo efetivo da operação financeira, uso errado do método, fluxo de caixa diferencial, taxa interna de juros (TIJ) e taxa externa de retorno (TER).

 

Tire suas dúvidas

Entre em contato agora mesmo com nosso atendimento e tire as suas dúvidas.

Professor/Palestrante

Sócio/CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar, consultor financeiro, mentor, palestrante e professor de cursos de educação continuada em diversas instituições, são mais de 19.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria. Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis.

Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria, estudos juntos a ABINNE/FIESP e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

 

 

VPL Como fator de decisão de investimento

Quanto vale o dinheiro no tempo? A resposta a esta pergunta tem muita importância para qualquer método ou meio de discussão sobre alternativas de investimento. Qualquer valor monetário ontem tem valor real de compra diferente para hoje e com certeza será outra realidade amanhã.
Assim a utilização do VPL (Valor Presente Líquido) é um dos métodos de avaliação de empresas e projetos mais utilizados. Existem outros, mas a fácil assimilação e o enfoque para a tomada de decisão tornou o VPL a ferramenta para especialistas e leigos em finanças.
O raciocínio natural do VPL tem como base a descapitalização para o valor presente de todas as variações de caixa esperadas pelo investimento ou projeto em uma função de uma taxa mínima de atratividade esperada ou desejada.
A melhor forma de representar o VPL é na forma da diagramação de Fluxo de Caixa. Assim, como no Fluxo de Caixa temos que indicar a posição financeira dos movimentos de entradas e saídas, não admitindo processos contábeis ou econômicos. Deve-se tomar muito cuidado com a precisão dos dados.
 Se houver uma falha em alguma entrada ou saída de caixa, este fato poderá comprometer a decisão sobre o investimento ou projeto.
O VPL poderá ser negativo, zero ou positivo. Porém, somente será viável se for positivo, já que indicará que todos os fluxos futuros trazidos a valor presente, em função de uma taxa de juros, descontando-se o investimento inicial mostra-se superior.
Se for zero ou nulo, significa que o montante trazido a valor presente é igual ao investimento e se for negativo é porque os retornos a valor presente não "pagam" sequer o investimento, sendo inviável.
Calcular o VPL de cada projeto e compará-los. Se ambos forem positivos, consequentemente viáveis, deveremos eleger aquele que apresentar o maior valor.
Um outro método bastante utilizado pelas empresas na análise de seus investimentos é o que chamamos de Payback. Este método consiste em chegar ao período de tempo necessário para determinado investimento seja recuperado.
Entretanto, este método não leva em consideração a taxa de juros em função do tempo. Em outras palavras, não pressupõe o valor do dinheiro no tempo, requisito número um da área financeira.

 

Sérgio Martins dos Reis

#treinamento #curso #incompany #inadimplência #AnalistaFinanceiro #financeiro #FluxoDeCaixa ContasaPagar #ContasaReceber #tesouraria #crédito #AnáliseDeCrédito #AnaliseDeDemonstrativo #MatemáticaFinanceira #hp12C #controladoria #orçamento #cobrança #palestra

Alguns temas relacionados

Matemática financeira com a HP 12C ®

Matemática financeira aplicada em produtos bancários com a HP 12C ®

Planejamento e controle de fluxo de caixa e capital de giro ®

     
Controladoria empresarial - controle de gestão das empresas ®
Formação de analista financeiro e controladoria ®
Cálculos financeiros de tesouraria e análise de investimentos na HP 12C ®
     

Doe sangue,

Doe vida.

   
Contato
   

> Principal

> In company

SRV Gestão e Treinamento Empresarial

> Sobre nós

> Agenda

Email: yangi@yangi.com.br
Apaixonados em desenvolver pessoas

> Palestras

> EAD

 

> Treinamentos

> Livraria

 

> Trilhas

> Blog

® Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Yangí Escola de Negócios