A importância da Análise Econômico-Financeira

Muitos empresários e profissionais não se perceberam que a sua empresa ou mesmo o seu trabalho necessita de uma análise econômico-financeira.   Os sindicatos reivindicam melhores condições salariais e estabilidade de emprego, profissionais da área financeira assumem risco perante a lei por desconhecerem a real situação da empresa e empresários fazem péssimos investimentos por não analisarem os riscos envolvidos.
 
Cada vez mais as condições da estrutura organizacional, capacidade gerencial, níveis de tecnologia farão a diferença para as condições política e econômica, concorrência, entre outros.
As informações que constam nas demonstrações financeiras de uma empresa servem de canal para se buscar os dados necessários para avaliar a empresa e assim tomar a decisão.
Todo empresário deveria ver as suas demonstrações financeiras como a vitrine do seu negócio, pois é sabido que para um banco ou um fornecedor determinar crédito, um cliente que necessita de um fornecedor estratégico, compra de ações na bolsa de valores entre outras situações a base é e sempre será a análise econômico-financeira.    Assim sendo manipular dados, ocultar ou simplesmente dificultar a análise dos dados constantes nas demonstrações financeiras será sempre um “crime” contra o próprio investimento.
 
Uma das maiores ansiedades e dificuldades de quem necessita analisar balanços patrimoniais é tirar as informações dele e fazer comparações.   Os índices de liquidez, rentabilidade, fluxo de caixa e etc, permitem verificar a relação entre parte das contas das demonstrações econômico-financeira, ora seja por composição percentual ou a evolução.
Avaliar a condição do índice é um outro problema, pois como dizer que o índice X é ótimo?   Basicamente, deve-se comparar este índice e qualquer outro a de outras empresas em condições iguais ou similares a que esta sendo analisada.   Isto porque antes da comparação deve-se considerar o porte, ramos, sub-ramo, região demográfica, etc.
 
Depois é importante separar o que se quer comparar, afinal o universo de índices de análise balanços patrimoniais é gigantesco e estudos mostram que existe uma quantidade aconselhável conforme o seu interesse de análise.
A interpretação ou por que não a tradução dos termos técnicos para tomada de decisão é o ponto fundamental extraído de qualquer análise.
 

Sérgio Martins dos Reis sócio/CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar, consultor financeiro, mentor, palestrante e professor de cursos de educação continuada em diversas instituições, são mais de 20.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria. Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis.

Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

   

Quem somos

Trilhas

SM dos Reis Gestão e Treinamento Empresarial

Treinamentos

EAD

Email: yangi@yangi.com.br
Apaixonados em desenvolver pessoas

Para as empresas

Agenda

 

Palestras

Convênios

® Todos os direitos reservados |YEN - Yangí Escola de Negócios