PIX é só o começo da transformação

O PIX colocou o Brasil em um seleto grupo de aproximadamente 20 países que possuem um meio de pagamento imediato, também mostrou sua força ao atingir 1 milhão de chaves cadastradas e a expansão que já era aguardado  como da Receita federal que irá usar o QR Code nos novos modelos de DARF. 
 
Este meio de pagamento é apenas o começo, o Open Banking mudará a forma como o mercado financeiro funciona atualmente. Uma das principais mudanças está na possibilidade de movimentar as contas a partir de diversas plataformas e não apenas pelas disponibilizadas pelo banco.
A partir do consentimento do usuário os dados serão compartilhados para outras instituições onde há um conjunto de regras e tecnologias que irão manter excelência na segurança onde tudo está sendo regido pelo Banco central.  Na prática é como se o usuário construísse o seu “próprio banco” e de forma muito mais simples abrir contas e adquirir produtos e serviços em diferentes instituições ao mesmo tempo.
 
A competitividade irá combater os altos custos e a burocracia existente nas instituições financeiras e deve surgir uma série de serviços como por exemplo a amplitude dos empréstimos e financiamentos. Atualmente quem procura por estes serviços bancários tem dificuldade em instituições que não possui histórico e suas informações não são disponibilizadas.
As instituições financeiras que possuem alguma regulamentação com o Banco Central podem participar deste ecossistema, sendo que as classificadas como S1 e S2 são obrigadas a adesão. É muito provável que haja muito interesse das instituições, mesmo considerando a obrigatoriedade da reciprocidade, Ou seja, todas as empresas que aderirem terão o direito de receber dados de seus concorrentes, mas também serão obrigadas a compartilhar os dados de suas respectivas bases – quando os clientes consentirem.
 
A primeira fase está prevista para o início em fevereiro de 2021, em julho as instituições estarão aptas para o compartilhamento, em agosto iniciam as transações que podem usar aplicativos como o WhastApp e plena funcionalidade em dezembro. Provavelmente teremos ainda muitas novidades deste momento tão importante.
 

Sérgio Martins dos Reis sócio/CEO da Yangí Escola de Negócios, CEO da ONG Teu Lar, consultor financeiro, mentor, palestrante e professor de cursos de educação continuada em diversas instituições, são mais de 20.000 executivos treinados nos mais de 15 temas elaborados com trilhas de desenvolvimento por área de concentração ou aperfeiçoamento, reconhecido pelo engajamento dos desafios da revolução digital e colunista de revistas especializadas.

Professor de Pós Graduação em Finanças e Controladoria. Especialista em Engenharia Econômico Financeira e Graduado em Ciências Contábeis.

Vasta experiência nas áreas de finanças, e controladoria em multinacionais de grande e médio porte e segmentos diversificados, tendo participado de star up de empresas, business plan, gerenciamento, planejamento, reestruturação e implantação das áreas financeiras e controladoria e o desenvolvimento de normas e procedimentos corporativos e desenvolvimento de modelos de gestão, implantação de ERPs.

   

Quem somos

Trilhas

SM dos Reis Gestão e Treinamento Empresarial

Treinamentos

EAD

Email: yangi@yangi.com.br
Apaixonados em desenvolver pessoas

Para as empresas

Agenda

 

Palestras

Convênios

® Todos os direitos reservados |YEN - Yangí Escola de Negócios